O bem estar no ambiente de trabalho se torna cada vez mais fundamental tendo em vista que os colaboradores brasileiros passam boa parte de suas vidas no ambiente profissional.
O conceito de saúde mental no trabalho refere-se ao bem estar psicológico e emocional dos colaboradores no local de atuação profissional. Envolve a promoção, manutenção e recuperação da saúde física e mental no trabalho, bem como a criação de condições laborais que permitam um equilíbrio entre as demandas profissionais e o bem estar psicológico.
A importância da saúde mental no trabalho
A saúde mental no ambiente de trabalho não se limita apenas à ausência de transtornos mentais, mas também inclui o bem estar emocional e psicológico geral dos colaboradores. Envolve aspectos como a capacidade de lidar com o estresse, a motivação, a autoestima, o relacionamento com colegas e superiores e a sensação de realização no trabalho.
A saúde mental no trabalho desempenha um papel fundamental na produtividade, satisfação do colaborador e na construção de uma cultura organizacional saudável. Funcionários com boa saúde mental tendem a ser mais engajados, criativos e satisfeitos. Além disso, reduzir o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho pode levar a uma diminuição nas taxas de absenteísmo e rotatividade na organização.
Promover um ambiente de trabalho saudável é uma forma de cuidar da saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, ajudar a aumentar a produtividade da equipe.
Doenças mentais relacionadas ao trabalho
No que se refere a importância da saúde mental nas organizações, também é válido ressaltar que existem várias doenças mentais relacionadas ao trabalho que podem afetar a saúde mental dos trabalhadores. Essas condições podem ser desencadeadas ou agravadas pelo ambiente de trabalho e pelas demandas ocupacionais.
Diante disso, dados do Ministério da Previdência Social revelam que 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais foram concedidos no Brasil em 2023, o que representa 38% a mais do que em 2022.
Alguns exemplos incluem síndrome de burnout, ansiedade, depressão, síndrome de estresse pós-traumático.
Então como incentivar ações de apoio e prevenção a saúde mental no ambiente de trabalho?
Há diversas ações que podemos iniciar em uma organização para proporcionar um ambiente psicologicamente mais saudável. São algumas:
⦁ Aplicação de pesquisas de clima em todos os setores da empresa de forma periódica;
⦁ Criar programas efetivos voltados para a saúde mental;
⦁ Se atentar as cargas de tarefas sobre cada time;
⦁ Oferecer remuneração adequada e oportunidades de crescimento;
⦁ Desenvolvimento de uma boa comunicação;
⦁ Flexibilidade da jornada de trabalho:
⦁ Incentivar um ambiente de trabalho positivo;
⦁ Desenvolvimento de lideranças humanizadas;
⦁ Oferta de benefícios flexíveis voltados para o lazer, o acesso à cultura e a promoção do entretenimento;
⦁ Promover a conscientização da saúde mental por meio de treinamentos, workshops e palestras
Educação corporativa como estratégia de apoio e prevenção
A educação corporativa se mostra como uma das soluções mais eficientes para que os departamentos de pessoas consigam não só conscientizar os colaboradores, mas também acompanhar os resultados tangíveis dessa virada de chave.
Alguns dos pontos mais relacionados ao desgaste psíquico e emocional com o trabalho são: cobranças excessivas, falta de valorização do trabalho, ambientes estressantes, falta de perspectiva de crescimento e assédios morais.
Nessas situações, fica claro que as organizações possuem um papel educacional com os seus colaboradores, ao mesmo tempo que precisam reunir esforços para promover um ambiente de trabalho que valorize o colaborador e promova satisfação sobre as funções realizadas.
E quais os benefícios de cuidar da saúde mental no trabalho?
Cuidar da saúde mental no trabalho traz uma série de benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. São alguns:
⦁ Melhor Bem Estar Emocional: Ao receber apoio para sua saúde mental no trabalho, os colaboradores podem experimentar uma notável melhoria em seu bem-estar emocional. Isso pode contribuir para a diminuição dos sintomas da ansiedade, depressão e estresse.
⦁ Maior Satisfação: Colaboradores que se sentem apoiados em suas necessidades de saúde mental tendem a sentir-se mais satisfeitos com seus empregos. Isso pode resultar em maior motivação e dedicação às suas responsabilidades.
⦁ Melhor Desempenho: Ao cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho, os colaboradores estão mais aptos a se concentrar em suas tarefas, tomar decisões embasadas e serem mais produtivos. Isso pode conduzir a um desempenho profissional de maior qualidade, além de promover relacionamentos mais saudáveis com os colegas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Sendo assim, promover a saúde mental no ambiente de trabalho não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas está também relacionado ao desempenho organizacional. Colaboradores que contam com uma boa saúde mental tendem a ser mais produtivos, engajados, criativos e leais à empresa, favorecendo então para um ambiente de trabalho mais saudável e bem sucedido.
Encorajar a atenção à saúde mental nas organizações não se trata apenas de estar alinhado com as mudanças do mercado de trabalho. Mas também é sobre investir no principal alicerce de qualquer empresa: os colaboradores.