À medida que as organizações buscam se adaptar às mudanças rápidas e promover ambientes de trabalho mais inclusivos, a liderança feminina emerge como uma força transformadora nas culturas organizacionais. Exploraremos como as mulheres líderes estão desempenhando um papel crucial na redefinição das normas, valores e práticas dentro das empresas, contribuindo para a construção de culturas mais humanas, inovadoras e consequentemente por resultados mais sustentáveis.
1. Diversidade como Pilar Fundamental:
A presença de mulheres em cargos de liderança é fundamental para mudar a composição e dinâmica das equipes. A diversidade de gênero não apenas reflete a sociedade em que vivemos, mas também enriquece a tomada de decisões e a resolução de problemas. Pesquisas do Instituto Peterson de Economia Internacional revelam que organizações com liderança feminina tendem a ter equipes mais diversas, alcançando melhores resultados financeiros.
Pesquisas conduzidas pelo Peterson Institute for International Economics, uma instituição sem fins lucrativos, em parceria com a EY, antiga Ernst & Young, pesquisou 21.980 empresas em 91 países e concluiu que “organizações com liderança feminina tendem a ter equipes mais diversas e resultados financeiros melhores”.
2. Representatividade e resultados sustentáveis
Não se trata apenas de representatividade. As mulheres líderes são boas para os negócios. Pesquisas e estudos têm mostrado que organizações com maior diversidade de gênero em cargos de liderança têm um desempenho financeiro melhor, são mais eficazes e constroem conexões mais fortes.
Em 2023, pela primeira vez na história, mulheres CEOs lideram cerca de 10% das empresas da Fortune 500, lista das maiores companhias dos EUA por receita. Esse é, sem dúvida, um marco importante. Mas também ressalta a necessidade de mais mulheres em todos os níveis de liderança.
O relatório TheReady-Now Leaders da Ong Conference Board mostra que as organizações com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm 12 vezes mais chance de estar entre as 20% melhores em desempenho financeiro.
Uma pesquisa da organização Leadership Circle com base em análises de mais de 84 mil líderes e 1,5 milhão de avaliadores (incluindo chefe, chefe do chefe, colegas, subordinados diretos e outros), mostra que as lideranças femininas aparecem com mais eficácia do que seus colegas homens em todos os níveis de gerenciamento e faixas etárias.
3. Promoção da Colaboração e da motivação:
A liderança feminina muitas vezes está associada a uma abordagem colaborativa e inclusiva. Mulheres líderes são conhecidas por promover ambientes que valorizem as contribuições de todos os membros da equipe, independentemente do gênero.
Estudos da Harvard Business Review, cujo título é: “Mulheres São Melhores Líderes Durante a Crise”, elaborado por Jack Zenger e Joseph Folkman, avaliou 454 homens e 366 mulheres entre março e junho de 2020. Os métodos utilizados foram extraídos do livro “360º do Líder Extraordinário”, dos mesmos autores, e da avaliação de satisfação e comprometimento dos funcionários que trabalham diretamente com cada líder. As mulheres foram classificadas de forma mais positiva em 13 das 19 competências gerais de liderança. A partir das respostas dos entrevistados, o público feminino se sobressaiu, principalmente por conta do uso de habilidades interpessoais – as chamadas soft skills -, como colaboração, trabalho em equipe e motivação.
4. Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal:
Mulheres líderes têm uma tendência de serem mais empáticas e por isso entendem a importância da busca pelo equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. Essa abordagem influencia positivamente a cultura organizacional, incentivando práticas que promovam o bem-estar dos colaboradores. Pesquisas da Catalyst Work Places indicam que empresas com mulheres em cargos de liderança são mais propensas a implementar políticas de flexibilidade no trabalho, resultando em equipes mais satisfeitas e produtivas.
5. Desenvolvimento de Talentos:
A presença de mulheres em cargos de liderança proporciona um avanço no desenvolvimento de outros talentos femininos na organização. Mulheres líderes contribuem para a construção de uma cultura que valoriza o crescimento profissional e a igualdade de oportunidades.
6. As mulheres constroem e cultivam conexões mais fortes:
As mulheres aparecem de maneira visivelmente diferente dos homens em termos de construção de conexões, desenvolvimento de outras pessoas e demonstração de preocupação com a comunidade. Isso cria um ciclo positivo em que a diversidade não é apenas reconhecida, mas também cultivada. O ambiente de negócios atual, isso funciona como uma superpotência.
Como podemos perceber, a liderança feminina é mais do que uma questão de representação equitativa; é um fator-chave na transformação das culturas organizacionais. As mulheres líderes trazem não apenas habilidades comportamentais, mas também perspectivas que moldam ambientes de trabalho mais inovadores, inclusivos, humanos e ainda por cima com altos níveis de performance e alcance de resultados sustentáveis.
Que tal uma ajuda para traçar novas estratégias de liderança? Fale com a gente!