Se você está lendo este conteúdo no seu ambiente de trabalho, vou propôr um rápido exercício: Quantas mulheres há em volta de você? E quantos negros? Tem alguém com mais de 50 anos? Quantas pessoas com deficiência? Há algum homossexual? Se os seus colegas de trabalho representam um grupo diverso de pessoas com relação ao gênero, orientação sexual, raça e idade, saiba que a sua empresa é uma exceção na realidade brasileira.
Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em 2022, 37% dos profissionais afirmaram que já houve discriminação na empresa em que trabalham. Mais decepcionante ainda é saber que em um quinto das empresas há participação dos gestores nos casos de discriminação. Chama a atenção também que 4 em cada 10 profissionais que afirmaram que já houve discriminação não concordaram com a forma como a empresa lidou com a situação, e 52% teriam dificuldades de trabalhar em uma empresa onde já ocorreu um caso de discriminação.
Apesar desse cenário, há um movimento claro no mundo corporativo de forma geral para mudá-lo. Desde a pressão dos próprios grupos que representam as minorias e o crescimento das denúncias em redes sociais ou mesmo na Justiça, até a percepção de que empresas mais diversas são mais justas, mais respeitadas e mais lucrativas.
Então se você quer saber como melhorar a prática da diversidade na sua empresa e não sabe por onde começar, seguem algumas dicas valiosas para os primeiros passos:
1) Começando pelo começo: O Recrutamento e seleção
Inicie revendo e ajustando as práticas de recrutamento para eliminar vieses inconscientes, isto quer dizer, contratar por competências e não estereótipos, garantindo que os requisitos de trabalho sejam estritamente relacionados às funções desempenhadas. Também levar os programas de recrutamento para comunidades diversas leva a empresa até essas minorias.
2) Educar os que já são de casa
Fornecer treinamento regular sobre diversidade, equidade e inclusão para todos os colaboradores, abordando questões de preconceito inconsciente e promover a sensibilização cultural. Não adianta trazer as minorias para dentro da empresa, se elas sofrerem preconceito dos próprios colegas de trabalho.
3) Representatividade formalizada
Criar um comitê dedicado à diversidade e inclusão, composto por representantes de diferentes níveis hierárquicos e áreas da empresa. Estabelecer metas mensuráveis para avaliar o progresso é fundamental, para que fique claro o resultado das ações.
4) Isso é a Cultura
Comunicar abertamente os esforços da empresa em prol da diversidade e inclusão. Fornecer canais para feedback anônimo sobre a cultura e práticas da empresa. Mas atenção! Isso tem que ser verdadeiro para o propósito da empresa.
5) Avaliações justas e Promoções para TODOS
Garantir que os sistemas de avaliação de desempenho sejam imparciais e não discriminatórios, como também monitorar regularmente as promoções e aumentos para identificar possíveis disparidades. Uma empresa diversa pratica a diversidade até o mais alto cargo da hierarquia.
Essas são algumas ações que farão com que sua empresa seja atuante na pluralidade de pessoas, que quando implementadas de forma consistente, podem criar uma cultura organizacional mais inclusiva e promover a diversidade em todos os aspectos da empresa. Ah! Dica de ouro: essas ações precisam ser constantes e sustentadas a longo prazo.
Ficou curioso e quer conhecer mais sobre o assunto de forma prática? Nós da Conexão.CX estamos aqui para lhe ajudar a ter uma empresa não só mais plural, mas também inovadora, produtiva e justa.